terça-feira, 27 de março de 2012

AVALIAÇÃO

              Para planejar precisamos avaliar, uma coisa depende da outra. O processo de avaliação é bem mais complexo do que pensamos, não é apenas saber se o aluno ´´ aprendeu ou não aprendeu``.
       O interessante é pesquisar sobre o assunto e criarmos consciência de sua importância e necessidade no ensino aprendizado do aluno .

            Vou deixar aqui umas dicas de como montar uma boa avaliação de História;

  • Utilizar documentos históricos
  • Trabalhar com cartas ( carta de Pero Vaz, Getúlio Vargas)
  • A carta familiar ( É um documento histórico familiar)
  • música :  Ela revela o registro da vida cotidiana e do contexto social na visão de seus autores. Podemos explorar vários gêneros musicais: Sertanejo, Rap, Rock, Samba.  Não podemos esquecer o MPB, onde encontramos visão de momentos, de acontecimentos sociais, políticos e econômicos. Ex: Os Sertões, interpretada por Raimundo Fagner, pode ser usada para trabalhar temas como a República Velha, o cangaço, os movimentos messiânicos.
  • Poemas e textos literários: É possível estabelecer relações entre a literatura e a história, podendo servir como auxilio ou como instrumento no trabalho. Ex: O retrato da Revolta de Canudos, por Euclides da Cunha, Os Sertões.
  • Textos jornalísticos: Comparar textos.
  • A fotografia:  Além da fotografia, outras formas de imagem são as charges e caricaturas.                       

      PARA ELABORAR QUESTÕES PARA AVALIAR, É NECESSÁRIO ALGUNS ASPECTOS: 

     COMUNICAÇÃO EFICIENTE: Linguagem clara e objetiva.
     METODOLOGIA DE ENSINO: O que avalia é uma aprendizagem menorizada, uma aprendizagem                     compreensiva ou uma aprendizagem crítica.
    FUNÇÃO DOS RESULTADOS: Para que o professor faça um diagnóstico.
    CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM: Conhecimento ou saberes, avalia-se os conhecimentos       conceituais e factuais (saber), as habilidades de lidar com esses conhecimentos (saber fazer). 
   DIDÁTICA: Que estrutura a questão deve ter, que elementos devem ser informados ao avaliando.
   CORREÇÃO LINGUÍSTICA: Como garantir os elementos da textualidade.
   A QUE A AVALIAÇÃO SE DESTINA: Qual é o grau de complexidade que os itens podem apresentar.    

                UMA BOA AVALIAÇÃO !!!!!!!!!                    
     
   

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